top of page

Chips são implantados em pirarucu

  • Foto do escritor: Pataxí Amazonico
    Pataxí Amazonico
  • 25 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura

TEXTO: PAULA BRITO


Chips estão sendo usados para identificar pirarucus na Amazônia. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deu início ao projeto "Mapeamento, Rastreabilidade e Controle do Plantel de Matrizes e Reprodutores de Pirarucu”.

O equipamento eletrônico (Chip) é implantado nos peixes nascidos em cativeiro, conseguindo um monitoramento, evitando a comercialização de forma indiscriminadas de peixes capturados em ambientes naturais. O chip também é usado para identificar os casais de peixes que dão origem ao maior número de filhotes e os animais mais saudáveis são selecionados para o melhoramento genético.


O projeto tem o objetivo de construir de um banco de dados para acompanhamento da espécie. A iniciativa será realizada em parceria com os piscicultores que criam o pirarucu. Considerada uma das espécies mais consumidas na alimentação do amazonense, com uma pesca irregular o peixe está na lista de espécies ameaçadas de extinção. E a implantação do chip é uma alternativa para a preservação da espécie.


Commentaires


  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page