Amazônia: fonte de vida em perigo
- Pataxí Amazonico
- 25 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Texto: Laíssa Carvalho
A Amazônia possui uma área com cerca de sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio cobertos pela maior floresta tropical do mundo. O bioma possui uma incalculável importância ambiental para o planeta, pois concentra uma enorme biodiversidade e abriga a maior rede fluvial da terra e o maior rio de água doce do mundo.
Conhecida como “Pulmão do Mundo” a floresta amazônica está localizada em maior extensão na região norte do Brasil e em menores proporções no Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana francesa.
Apesar de sua importância, a Amazônia vem sendo alvo de constantes ameaças ambientais, de acordo com Michael Rocha, finalista do curso de ciências biológicas, ex-estagiário no laboratório de insetos do Inpa, e atual funcionário do laboratório de herpetologia da UFAM, as causas das ameaças são: “No Brasil, de forma geral, os principais fatores de risco incluem a poluição, desmatamento, queimadas, caça predatória, trafico de animais e plantas”.

Desmatamento
O desmatamento é um dos principais problemas ambientais da atualidade, além de devastar florestas e recursos naturais, compromete o equilíbrio do ecossistema do planeta. Alguns fatores que levam ao desflorestamento na região amazônica estão ligados ao avanço de áreas de agropecuária, a pratica de atividades mineradoras, exploração de recursos naturais, crescimento da urbanização, aumento no número de queimadas acidentais e intencionais.
As causas que levam a prática do desmatamento trazem consigo diversos impactos prejudiciais para o meio ambiente, “As principais consequências estão relacionadas à erosão dos solos, extinção de rios, efeitos climáticos, desertificação, perda de recursos naturais e principalmente, a perda da biodiversidade, causando problemas na cadeia alimentar”, assim afirma Michael Rocha.
Órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) utilizam sistemas monitoramento em áreas com ameaças de desmatamento na Amazônia, e afirmam que os focos de incêndio aumentam em 50% a cada ano.
Desenvolvimento sustentável
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o termo “desenvolvimento sustentável” foi elaborado para fazer referência ao meio ambiente e a conservação dos recursos naturais. Com o termo compreende-se a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades de gerações futuras.
O conceito oferece dezenas de recomendações, dentre elas estão as duas preocupações mais importantes: A preservação do meio ambiente para as futuras gerações, garantindo recursos naturais para a sobrevivência da vida humana e demais seres vivos. A diminuição da fome e da pobreza, que segundo estatísticas, também é causada pelo desequilíbrio ecológico e pelo consumismo.

“Desenvolver atividades econômicas sustentáveis na floresta amazônica, é uma forma de conter o desmatamento, assegurar áreas de proteção ambiental e consequentemente controlar as mudanças climáticas. No entanto, os projetos desenvolvidos ate o momento, incluindo a zona franca de Manaus, não foram suficientes para garantir o desenvolvimento autossustentável na nossa região. Acho que falta planejamentos mais consistentes, incentivos nos setores públicos e privados, e melhor treinamento das comunidades para o manejo da floresta” assim relata...
A concepção de que há uma relação entre pobreza e degradação ambiental, é uma das bases do conceito de desenvolvimento sustentável. A melhoria na qualidade de vida, progresso no saneamento e água potável, saúde e combate a fome, educação de qualidade, igualdade de gênero, paz, justiça e instituições eficazes, são tão importantes para as gerações futuras quanto a disponibilidade de recursos naturais.
Importância da preservação
Em Manaus, está localizado o Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), o instituto em parceria com o bosque da ciência, um lugar dedicado a educação ambiental e a informação científica, podemos encontrar uma parte do que é a Amazônia no meio da cidade.

Com base em pesquisas feitas por pesquisadores do instituto, sabemos que a floresta amazônica é rica em diversos recursos naturais e age como combustível para o equilíbrio da vida no planeta. É também responsável por liberar cerca de sete trilhões de toneladas de agua para atmosfera por ano e o rio amazonas por liberar 20% de água doce no oceano atlântico.
A região amazônica possui um grande estoque de CO2, com o desmatamento e queimadas na floresta, as árvores liberam cerca de duzentos milhões de toneladas de carbono por ano, ajudando a agravar o efeito estufa.
Uma das pesquisas feitas pelo INPA no espaço do Bosque da Ciência encontrou mais de 280 espécies diferentes de árvores.
Comentários